9 de abril de 2013

Porto da Cruz - Ilha da Madeia


O Porto da Cruz é uma das freguesias do concelho de Machico. O seu nome veio da cruz em tempos colocada na baía que servia de porto.
Ao chegar poderá ter a percepção de que não há muito para fazer nesta zona. A vida parece ter parado ou então estar a passar a um ritmo muito lento. Mas as atracções desta pequena freguesia estão escondidas e será preciso mais do que um olhar desatento para as encontrar. Uma delas é o
antigo engenho de cana de açúcar, ainda operacional como nos velhos tempos em que começou a produção de açúcar – 1927. O mais impressionante nesta pequena fábrica é a torre com 26 metros de altura!
Não perca o local conhecido como Penha d'Águia, um rochedo imponente que separa o Porto da Cruz do Faial. Chegar lá acima pode ser um verdadeiro desafio, uma vez que o caminho é bastante íngreme, mas o canto dos pássaros dar-lhe-á um novo ânimo e quando tiver terminado, aí sim, terá certeza de que valeu mesmo a pena. As vistas a partir da Penha d’Águia são absolutamente deslumbrantes!
O Porto da Cruz também é famoso pelo seu vinho. Conhecido como vinho seco americano (vinho tinto seco feito a partir de uma uva conhecida como americana), este produto local é o tema de uma festa que costuma ocorrer em Setembro (Festa do Vinho).

Monumento no Porto da Cruz

Igreja do Porto da Cruz

Esta igreja foi projectada pelo Arquitecto Raúl Chorão Ramalho, entre 1957-58. Planta longitudinal composta por uma única nave. No interior, observa-se um moderno lambril de azulejos padronados do prestigiado artista Querubim Lapa.
O templo resguarda ainda alguns elementos decorativos barrocos provenientes da antiga igreja de Nossa Senhora de Guadalupe. Os quadros da Via-sacra são de autoria de João Gomes Lemos, de pseudónimo "Melos", médico natural da freguesia.



Festa da Uva e do Agricultor 1º Fim-de-Semana de Setembro


A Freguesia do Porto da Cruz, acolhe todos os anos no primeiro fim-de-semana de Setembro, a Festa Uva e do Agricultor.


sta iniciativa pretende homenagear os viticultores madeirenses, assim como promover as tradição do cultivo de uva americana e posterior transformação em vinho. Trata-se de um evento que tem vindo a conquistar um lugar de destaque entre as Festas de Verão do arquipélago.


Festa de Nossa Senhora da Guadalupe

Nossa Senhora de Guadalupe, também designada Virgem da Guadalupe é a Padroeira da Paróquia do Porto da Cruz.
A 14 e 15 de Agosto celebra-se, nesta freguesia da costa norte da Ilha da Madeira, uma festa religiosa em honra de Nossa Senhora da Guadalupe que atrai milhares de visitantes a esta localidade.


                   
Voos para a Madeira                     Aluguer de Carros                          Hotéis na Madeira


Postagens recentes