10 de abril de 2013

Alberobello - Itália




Alberobello é uma pequena e bela cidade Italiana, situada na região da Puglia na província de Bari. É conhecida pelas suas características casas de pedra, os trulli, construções com telhado cônico. Faz parte do Património Mundial da Humanidade
da UNESCO desde 1996.



Surgiu na segunda metade do XVI quando alguns agricultores foram autorizados pela família feudal dos Acquaviva, o Conde de Conversado  a construir as próprias casas.  Foi utilizada uma técnica de construção pré-histórica, trazida pelos povos vindos do Oriente Médio, com um esquema de planta circular e sem utilização de cimento. 
Em 27 de Maio de 1797 o rei de Napóles, Ferdinand IV declarou Alberobello cidade real. A habitações são feitas de pedras sobrepostas. As paredes dos trullis são caiadas em intervalos regulares, o que dá o efeito de arredondamento dos contornos das pedras, formando uma superfície brilhante homogénea.



 Os telhados não são pintados e têm muitas vezes símbolos mitológicos ou religiosos em cinza branca. O interior dos Trullis é geralmente sem divisórias, sendo unidos uns aos outros caso fosse necessário torná-los mais amplos.

 Normalmente possuem apenas uma porta e uma pequena janela como aberturas. Dessa forma as pequenas habitações possuem um excelente isolamento térmico, tanto no inverno quanto no verão.
 Os interiores são equipados com acessórios de madeira. Lareiras, fornos e nichos estão embutidos na espessura
 das paredes. Em alguns dos trulli maiores, existe um segundo andar formado a partir de um piso de madeira. 
 A parte mais antiga de Alberobello divide-se nos bairros Monti e Aja Piccola.O bairro Monti, que cobre 6 ha numa colina, contém 1.030 Trulli. As suas ruas são inclinadas, e convergem na base do monte. O Aja trimestre Piccola, com 590 Trulli, é menos homogênea do que Monti.
 As ruas convergem para um pátio comum, onde nos tempos feudais, os camponeses eram obrigados a debulhar trigo.Em Monti fica a igreja de Santo Antonio, edificada entre 1926 e 1927. Tem o formato de um trullo e uma cúpula de 21metros. 



O trullo mais alto, o Trullo Sovrano, foi construído por volta de 1700 pela família Perta, tendo sido declarado Monumento Nacional em 1930. Actualmente é utilizado como museu, lugar de encontros culturais ou/e eventos musicais. 
 Perto do Trullo Sovrano situa-se a basílica de São Cosme e Damião, a padroeira da cidade. Foi construída pelo arquitecto António Curry no século XVIII. Alberobello é actualmente a única cidade onde ainda há um bairro inteiro de Trullis, destacando-se como a capital cultural do trulli.





                   
                       Voos para Itália                              Aluguer de Carros                   27 Hotéis em Alberobello

Postagens recentes