27 de fevereiro de 2013

Óbidos



Visitar Óbidos (e o seu fantástico castelo) é das melhores viagens que se pode fazer em Portugal.
 Este é um lugar fantástico para passar um fim-de-semana romântico ou em família. Tudo em Óbidos desperta a vontade de a visitar: a localização, a arquitectura e a tranquilidade. Este sossego é, no entanto,
muitas vezes interrompido pelos inovadores eventos culturais organizados em Óbidos ao longo de todo o ano.

Breve História sobre Óbidos

A história de Óbidos diz-nos que a zona foi habitada desde sempre (existe uma estação do Paleolítico Inferior no Outeiro da Assenta), devido à sua excepcional localização junto ao mar e ao facto dos braços da lagoa chegarem ao monte. Ao longo dos tempos, imensos povos passaram por Óbidos: os Celtiberos criaram ali uma povoação; os Fenícios fizeram comércio; os Romanos estabeleceram um posto avançado da cidade de Eburobrittium.
Mais tarde ocupada pelos Árabes, a vila de Óbidos foi conquistada por D. Afonso Henriques, em 1148, vindo depois a pertencer ao pentágono defensivo (cinco castelos) do centro do reino, traçado pelos Templários. Durante a reforma administrativa de D. Manuel I, Óbidos obteve novo foral em 1513, ao que se seguiu uma época de requalificações urbanas. Algum deste património arquitectónico da vila foi destruído no terramoto de 1755 (partes da muralha, alguns templos e edifícios).
Recentemente, Óbidos também teve algum protagonismo, no 25 de Abril de 1974, por ter sido ali a reunião de preparação da revolta.





                                              Monumentos a Visitar em Óbidos


São bastantes os monumentos de Óbidos mas quase todos estão dentro das muralhas do castelo. Para os descobrir pode percorrer as ruas ao acaso. Não se vai perder, de certeza. Mas, se preferir, leve um folheto do Posto de Turismo, que fica no parque de estacionamento junto à Porta da Vila. Estes são, então, os monumentos de Óbidos:
- Castelo de Óbidos, Porta da vila, Pelourinho e Telheiro, Aqueduto, Rua direita, Porta do Vale ou Senhora da Graça, Aqueduto, Igreja de São João Baptista, Igreja de São Pedro, Igreja da Misericórdia, Igreja de Santa Maria, Igreja de São Tiago, Capela de São Martinho, Ermida de Nossa Senhora do Carmo, Ermida da Ordem Terceira, Santuário do Senhor Jesus da Pedra.

Link para ver os Monumentos em Óbidos e para saber mais sobre eles: http://www.obidos.pt/CustomPages/ShowPage.aspx?pageid=543595a3-3997-4f56-9096-796860cebf55

Eventos em Óbidos - Festival de Chocolate de Óbidos


Link para o Festival do Chocolate em Óbidos: http://www.festivalchocolate.cm-obidos.pt/

Hoje em dia, Óbidos é bastante conhecida pelas iniciativas que chamam à vila milhares de visitantes ao longo de todo o ano. O mais famoso evento é, sem dúvida, o Festivalde Chocolate de Óbidos (ou feira do chocolate). Este Festival Internacional atrai cerca de duzentas mil pessoas por ano.
O número de visitantes tem vindo a aumentar, porque muita gente quer ver e provar as esculturas de chocolate de Óbidos.
Mas há outros eventos que nos podem levar a visitar Óbidos que são: Óbidos Vila Natal; Semana Santa; Maio Barroco; Temporada de Cravo; Junho das Artes; Mercado Medieval; Semana Internacional de Piano; Festival de Ópera.

Link para a Vila Natal: http://www.obidosvilanatal.pt/index.php

Localização de Óbidos

Coordenadas para GPS: 39.360462,-9.157215   fica a 11km da Vivenda Gonçalo


A - Vivenda Gonçalo         B – Óbidos

Postagens recentes