Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as actualizações do blog!

27 de fevereiro de 2013

Nadadouro

A freguesia do Nadadouro é uma das mais recentes do concelho tendo pertencido à Serra do Bouro até 19 de Dezembro de 1957.
Segundo a tradição, a origem do nome da freguesia deve-se ao hábito dos pastores conduzirem os seus rebanhos até à lagoa e aí descansarem tomando banho. Assim, começou a designar-se esse lugar de Nadadouro.
Como locais de interesse turístico salienta-se: o edifício da escola primária, mandado edificar em 1910 por Francisco de Almeida Grandella. Na fachada do edifício ainda se pode ver o retrato do jornalista António
França Borges, a quem Francisco de Almeida Grandella dedicou a construção. A Igreja Matriz foi ampliada anteriormente em 1988 e da construção original restam o altar em talha dourada e uma ornamentada pia baptismal. No largo da igreja fica um coreto de construção muito antiga que, no entanto, já sofreu remodelações; Cais da Rainha no Braço da Barrosa, mandado construir por D.Sebastião, do qual restam alguns vestígios.



Nos últimos 15 anos a freguesia desenvolveu-se muito, tendo duplicado o número de habitantes. Note-se a construção de uma sede da Junta de Freguesia, outra da Associação Cultural e Recreativa do Nadadouro e um pavilhão desportivo.
As principais características do Nadadouro são a proximidade da lagoa de Óbidos e do mar e a excelente panorâmica da lagoa.

     

Localização do Nadadouro
    Coordenadas para GPS: 39.419433,-9.189144 fica a 1.5km da Vivenda Gonçalo


                        A - Vivenda Gonçalo                               B – Centro do Nadadouro

Postagens recentes