27 de fevereiro de 2013

Caldas da Rainha

Caldas da Rainha é conhecida como 'As Termas da Rainha', a sua história está intimamente ligada a seus importantes recursos termais. As propriedades curativas destas águas já eram conhecidas pela população quando a rainha D. Leonor, esposa de D. João II, as descobriu.
No ano de 1485 a rainha ordenou a construção de um lugar com fins terapêuticos que se converteria no Primeiro Hospital Termal do mundo.
Esta cidade começou a prosperar graças a suas curas termais, muito demandadas pelos reis e aristocratas portugueses, mas também graças a fruticultura e ao seu famoso artesanato.
Apesar do seu desenvolvimento e importância durante a Idade Média, Caldas da Rainha não se criará como Concelho até o ano de 1821. No transcurso deste século vive a sua época de maior esplendor porque os balneários se põem de moda.
A abundância de argila na zona fez com que se criaram numerosas fábricas de cerâmica, a cidade converte-se num dos principais centros de cerâmica do país, onde destacaram as criações do famoso artista
do século XIX.
Rafael I Bordalo Pinheiro que encheu suas peças de originalidade, crítica e humor.
Durante o século XIX e XX a população continua seu desenvolvimento, sendo um dos lugares mais frequentados pelas classes mais poderosas. No ano 1927 é elevada a categoria de cidade. 


Actualmente pertence ao Distrito de Leiria. Suas famosas águas sulfurosas continuam atraindo a numerosos turistas, mas os atractivos que oferece esta cidade vão mais além do turismo balnear. Destaca-se seu rico património histórico e cultural, a beleza das suas praias perfeitas para os desportos náuticos e seus museus.

Monumentos a Visitar em Caldas da Rainha

Primeiro Hospital Termal do Mundo

Os Monumentos que podem ser visitados em Caldas da Rainha são os seguintes: Chafariz das Cinco Bicas, Edifício do Hospital Termal Dona Rainha Leonor, Igreja Nossa Senhora do Pópulo / Igreja Matriz das Caldas da Rainha, Arco da Memória, Busto de António Montez, Casa no Largo Conselheiro José Filipe, Edifício dos Paços do Concelho de Caldas da Rainha, Edifício na Rua Alexandre Herculano, Ermida de São Sebastião, Estátua de José Malhoa, Estátua de Rainha Dona Leonor, Fonte da Rua Victorino Fróis, Fonte do Largo de Dom Manuel I, Igreja de Nossa Senhora da Piedade, Igreja Nossa Senhora da Conceição, Museu José Malhoa, Palácio Real.


Link para ver os Monumentos em Caldas da Rainha para saberem mais sobre eles: http://www.igogo.pt/monumentos-caldas-da-rainha/?page=2

Museus em Caldas da Rainha





Museus a Visitar em Caldas da Rainha: Museu da Cerâmica, Museu do Hospital e das Caldas,
Museu José Malhoa, Atelier-Museu João Fragoso, Atelier-Museu Municipal António Duarte, Casa Museu São Rafael, Museu Barata Feyo, Museu da Fanadia, Museu do Ciclismo, Museu Escolar do Landal, Núcleo Etnográfico da Foz do Arelho.

Link para ver os Museus em Caldas da Rainha: http://www.igogo.pt/museus-caldas-da-rainha-2/

Localização de Caldas da Rainha
Coordenadas para GPS:  39.404678,-9.135384  fica a 7km da Vivenda Gonçalo


A - Vivenda Gonçalo     B – Caldas da Rainha

Postagens recentes