22 de março de 2012

Lagoa de Óbidos

As várias espécies de Aves que podem ser vistas na Lagoa de Óbidos               

Flamingos na Lagoa de Óbidos



As Espécies mais interessantes:
mergulhão-de-pescoço-preto, garça-vermelha, flamingo, piadeira, frisada, frango-d'água, ostraceiro, fuselo.

Espécies Raras: mergulhão-de-pescoço-castanho, cisne-mudo, ganso-
de-faces-pretas, moleiro-de-cauda-comprida, gaivota-de-bico-riscado.




Flamingos

Mais Espécies: mergulhão-pequeno, corvo-marinho-de-faces-brancas, garça-branca-pequena, garça-real, pato-real, pato-trombeteiro, peneireiro-cinzento, tartaranhão-ruivo-dos-pauis, águia-pesqueira, peneireiro-vulgar,
borrelho-grande-de-coleira, borrelho-de-coleira-interrompida, tarambola-dourada, tarambola-cinzenta,
abibe, maçarico-galego, perna-verde-comum, maçarico-das-rochas, gaivota-d'asa-escura,
gaivota-argêntea, guarda-rios, laverca, andorinha-das-barreiras, alvéola-amarela, rouxinol-bravo, fuinha-dos-juncos, rouxinol-grande-dos-caniços, chapim-de-poupa, chapim-carvoeiro, gralha-preta
Bateiras na Lagoa de Óbidos




A Vivenda Gonçalo fica a 2/3km da Lagoa de Óbidos e a 5km da Foz do Arelho.






A Lagoa de Óbidos é um dos mais belos locais da costa ocidental de Portugal e constitui um frágil ecossistema onde diversas espécies encontram um privilegiado habitat. Numerosas aves aquáticas e migratórias podem aqui ser observadas, mas é sobretudo ao nível dos moluscos bivalves que reside a importância da fauna desta área.
Até ao final da idade média, esta estendia-se até ao sopé da Vila de Óbidos, mas a evolução da linha da costa, numa constante mutação limitou substancialmente o seu perímetro.

A Lagoa de Óbidos tem constituído uma fonte de rendimento importante para as populações locais através da pesca artesanal de diversas espécies de peixes e de bivalves, tais como, amêijoas, berbigão e cadelinhas, ao nível dos peixes salientam-se, o robalo, enguias, linguado, dourada e chocos.
A Lagoa de Óbidos é uma área de grande importância e capacidade de produção de riqueza económica, social, e por fim, talvez a mais importante de todas, a riqueza ambiental.
Sendo uma massa de água salgada, a Lagoa de Óbidos caracteriza-se por uma uniformidade da qualidade das águas e comunica com o mar por um canal chamado a zona da “aberta.
A Lagoa de Óbidos é um dos mais belos programas turísticos da região, em especial nos meses mais quentes as duas margens enchem-se de gente, atraída pela sua beleza natural.
A Lagoa de Óbidos é considerada a maior e mais bela Lagoa de água salgada da Península Ibérica é uma das maiores da Europa.

Postagens recentes