28 de fevereiro de 2013

Reserva Natural das Berlengas


Reserva Natural das Berlengas (Apanha-se o Barco em Peniche)
Um património natural de grande valor, o pequeno arquipélago das Berlengas, situado a cerca de 10km a oeste de Peniche, é constituído pela ilha da Berlenga Grande e recifes adjacentes, as Estelas e os Farilhões-Forcados, estando classificado como Reserva Natural desde 1981.
A ilha principal, a Berlenga, ocupa cerca de 2/3 da superfície total, existindo a leste a chamada Ilha Velha, separada pela erosão marinha.
Este é um local que ainda hoje se apresenta quase no seu estado natural, pouco alterado pela mão humana, de acesso possível por meio
aéreo ou marítimo. Apresenta, pois, um importante e rico
habitat para as mais variadas espécies, existindo mesmo mais de cem espécies diferenciadas de plantas. Em termos de flora, encontram-se espécies como malmequeres amarelos, papoilas, silenes, arménias, pulicarias, morriões das areias ou armérias, entre tantas outras. A fauna é composta por muitas espécies marítimas como o polvo, a estrela-do-mar, as mais variadas espécies piscícolas, e outras como a lagartixa de Bocage, coelho bravo, o rato preto, e uma muito rica avifauna, como o Airo, que é o símbolo da reserva, a cagarra, o corvo-marinho de crista, as rolas-do-mar, a andorinha-dos-beirais, e claro, a já famosa gaivota.


A Reserva Natural da Berlenga encanta pelas paisagens de grande beleza que proporciona, com águas cristalinas e encantadores recantos naturais, como é o caso da pequena praia do Carreiro do Mosteiro, ou da Cova do Sonho, entre tantos outros locais de raro encanto. Vale a pena conhecer os recantos desta maravilha natural, através dos trilhos pedestres ou dos interessantes passeios de barcos ao interior das grutas resultantes da acção erosiva do mar sobre o granito. 
O acesso à Berlenga faz-se de barco através de Peniche, no que muitos reportam como uma “viagem difícil”, dada as fortes correntes do mar, com a duração de 30 a 40 minutos em média. As visitas à Berlenga estão condicionadas ao máximo de 350 visitantes por dia, de modo a manter a maior naturalidade em todas as espécies que habitam a ilha. 

A ilha possui dois restaurantes, na “aldeia dos pescadores”, e hipóteses de alojamento no Forte de São João Baptista, no Pavilhão Mar e Sol ou ainda mais próximo da natureza, no Parque de Campismo (sendo aconselhável uma posterior limpeza às tendas, usualmente muito prevaricadas pelos dejectos das gaivotas).

Site onde se pode alugar barco online para ir a ilha das Berlengas: http://www.viamar-berlenga.com/contactos.html

Vídeo das Berlengas

  
   

Localização de Peniche e Ilha das Berlengas 
     Coordenadas para GPS: 39.362258,-9.387284 Peniche fica a 34km da Vivenda Gonçalo


A - Vivenda Gonçalo         B – Peniche          C – Ilha das Berlengas

Postagens recentes